(011) 3453-5484 contato@academiawang.com.br
WhatsApp (11) 94129-9802

O Inverno – Um olhar da Medicina Chinesa
Rodrigo Bairros Alves

O Elemento Água simboliza o frio e o inverno. Representa também, o escuro, profundo e os idosos. Veja como adaptar nosso organismo a esta estação sem preocupações.

Sábado, 22 de junho de 2019


O inverno chegou, os dias se tornam mais curtos e as noites mais longas. O céu é escuro e o frio é intenso.
A chegada da estação, influencia o nosso organismo, e a Medicina Chinesa, em essência, busca se familiarizar harmonicamente com o pulsar da Natureza, criando condições adaptadas dentro dessa Naturalidade.
A temperatura corporal é um dos responsáveis por manter o organismo em constante fluidez. Em desequilíbrio, pode haver oscilações, levando a padrões não saudáveis. Naturalmente ficamos preguiçosos, friorentos e caseiros. Comemos mais para nos manter aquecidos e manter nosso estoque de energia em alta.
Alguns cuidados para evitar desarmonias seria alimentar–se de forma adequada à estação, sendo propício a ingestão de sopas, chás, grãos, sementes, alimentos refogados e cozidos, evitando a ingestão de alimentos de natureza fria, como crudívoros (alimentos crus) e gelados.
Práticas regulares de exercício e escalda pés são recomendados, além de manter–se aquecido pode trazer benefícios terapêuticos para todo o corpo.
O inverno é o momento de interiorização e de redescobertas com os ciclos naturais.

Prof. Rodrigo Bairros Alves

voltar