(011) 3453-5484 contato@academiawang.com.br
WhatsApp (11) 94129-9802

Origem do Qi
Sabrina Tomazini

O Qi pode ser considerado uma energia que constitui tudo que é existente, sendo matérias sólidas, líquidas, gasosas e até mesmo invisíveis.
Ele está presente em todo o universo, na natureza e nos seres vivos.

Sexta, 12 de julho de 2019


Imagem: Rodrigo Bairros Alves
Hong Kong

O Qi está em constante transformação e movimento e, em nosso organismo, se manifesta de diversas formas. Vamos abordar duas delas: o Qi pré-natal e o Qi Pós-Natal.
O Qi Pré-Natal ou Qi Original, nos é herdado dos nossos pais no momento da concepção. Ele determina a constituição básica de cada pessoa, como uma programação genética.
Já nascemos com uma determinada quantidade e qualidade, portanto ele vai se desgastando no decorrer da vida. É dito que, quando chega ao fim o Qi Pré-Natal, a vida acaba.
Já o Qi Pós-Natal é constituído após o nascimento, pois ele é extraído dos alimentos pelo estômago e baço e do ar pelo pulmão.
Com a junção do Qi Pré-Natal e Pós-Natal temos o chamado Qi Verdadeiro, que é responsável por fluir e nutrir o nosso organismo.
Quando a qualidade da alimentação ou da respiração não é boa, o Qi Pós-Natal fica debilitado ou fraco, e o organismo supre essa necessidade buscando mais do Qi Pré-Natal, para compor o Qi verdadeiro. Isso pode ocasionar um desgaste maior no corpo, já que o Qi Pós-Natal é limitado em nosso organismo.
Portanto, para preservar nossa essência, nosso Qi Pré-Natal é importante nos esforçarmos para um equilíbrio entre trabalho e descanso, uma dieta balanceada e exercícios respiratórios, como a prática de QI Gong.

Sabrina Tomazini
Acupunturista

voltar